A Cidade Itapema


Itapema já é o terceiro destino de turistas no estado de Santa Catarina e nos últimos anos vem deixando de ser apenas uma praia de descanso para se constituir num agitado centro de vida noturna, com festas que atraem jovens de toda a região.
Inserida na área que, com Porto Belo e Bombinhas compõe a Costa Esmeralda, Itapema faz jus a este título, pela cor verde esmeralda da sua preciosa fatia de mar.
De um lado uma Itapema urbana, com inúmeros edifícios de arquitetura moderna e eclética, intenso comércio com vida própria, completa infra-estrutura turística e uma população flutuante, chegando a aproximadamente 120 mil habitantes no verão.
Do outro lado uma outra Itapema se revela, com praias que se destacam entre as mais desejadas do Brasil, diferentes tons de verde que evidenciam as exuberantes matas que cercam a cidade, onde córregos e pequenas cascatas descem dos morros, excelentes para serem escalados. Além disso, rios de águas cristalinas com abundância de peixes, encontram-se envoltos pela vegetação ciliar ainda intacta.
Neste cenário vive uma população fixa hospitaleira para com os visitantes, porém, concentrada na preservação de suas raízes e dos hábitos legados pelos seus antepassados.
O nome Itapema significa ITA (pedra) e PEMA (monte), na língua Tupy Guarani. E o símbolo do município é o gavião-tesoura, ave que originou o nome do Arquipélago Atlântico dos Açores, de onde vieram os colonizadores, cujos descendentes formam parte da população de Itapema.
Características geográficas
Área59,022 km²
População35.990 habitantes
Densidade609,8 hab./km²
Altitude2 metros
ClimaSubtropical